Santaluz tem investimento de 400 milhões que pode gerar mais de 1.500 empregos.
Santaluz reinicia seu ciclo com a mineração, desde muitos anos que a cidade conta com uma mina de extração de ouro. A Equinox Gold, empresa responsável, desde o ano passado já anunciou o investimento de 400 milhões para reativar e colocar a mina em um processo de produção mais acelerada e com perspectivas de expansão no futuro.
A região sisaleira possui largo histórico relacionado com a mineração, considerando os muitos anos com a Mineração Fazenda Brasileiro, outra mina de ouro em funcionamento situada entre as cidades de Teofilândia-BA e Barrocas-BA. Muitos trabalhadores da região já possuem experiência em trabalhar em minas e isso dar um fator positivo para o sucesso de Maria Preta (nome popularmente dado a mina em Santaluz).
As obras para adaptar a expansão produtiva já estão avançadas, a extração inicial se dará por meio de uma mina a céu aberto, com persperctivas de abertura de mina subterrânea em um futuro próximo. A parte de infraestrutura já existia, pois a mina já havia operado no passado, atualmente a expansão se centra em ampliar essa estrutura existente, modernizar a planta de tratamento, ampliar a parte de moagem, entre outros.
A região revive com boas perspectivas essa nova fase que se inicia, onde atualmente devido as tantos problemas causados pela pandemia, ter a reativação da mina é uma notícia maravilhosa que pode aportar consideravelmente a economia do município.
Se espera que em 2022 a produção já esteja bem desenvolvida e consequentemente a economia da cidade já tenha boas melhoras.
Manoel Santana Lima Mais desse autor.
Amante das histórias nordestinas, vivo a cultura da minha região com muito orgulho.
Mensagens
Para escrever uma mensagem, entre em sua conta ou CADASTRE-SE. É fácil e rápido.
*As matérias representam a opinião de seus respectivos autores. Para mais informações consulte nossa Política de Privacidade e Termos e Condições.