Candeal
Resumo
Fundação: 23 de abril de 1962
Aniversário: 23 de abril
Área total: 445,097 km²
Altitude: 240 m
Clima: tropical úmido e semi-árido
Cep: 48710-000
História
Candeal é um município brasileiro do estado da Bahia. Localizado na Mesorregião do Nordeste Baiano, Microrregião de Serrinha.
Candeal pertence à Área de Expansão Metropolitana de Feira de Santana, sendo o terceiro município menos populoso, sua população estimada em 2013 era de 9.143 habitantes, juntamente com Riachão do Jacuípe são os dois municípios da Região Sisaleira que pertence a Região Metropolitana de Feira de Santana. Emancipada em 23 de abril de 1962, desmembrada do município de Riachão do Jacuípe, conforme Lei nº 1.683, assinada pelo Governador do estado da Bahia Juracy Montenegro Magalhães e publicada no Diário Oficial de 13 de Maio de 1962. Instalado em 7 de abril de 1963, com a posse dos vereadores e o primeiro prefeito.
Origens:
O município de Candeal originou-se de um pequeno povoado erguido de uma fazenda denominada Capoeira, onde havia muitos pés de candeia. No ano de 1890, em obediência ao Decreto nº 50, de 7 de dezembro de 1889, no parágrafo 1º do artigo 2º, Candeal passou a ser município de Riachão do Jacuípe.
Após o falecimento do idealizador do município, Olegário Ribeiro Lima, seu sobrinho, José Rufino Ribeiro Lima, tornou-se seu substituto como principal chefe político e teve, como seu principal objetivo, emancipar Candeal. Assinou, juntamente com seus companheiros Agnaldo Tavares Carneiro, Antônio José Ferreira, Apolinário Lopes Araújo, José Pereira Lima, Genésio Pereira Lima e outros, a solicitação da emancipação, tendo como patrono o deputado estadual André Negreiro.