Biritinga
Resumo
Fundação: 23 de abril de 1962
Aniversário: 23 de abril
Área total: 550,079 km²
Altitude: 249 m
Clima: Semi-árido
Cep: 48780-000
História
A região onde hoje localiza-se o município, era anteriormente habitada pelos índios Biritingas.
Em 1822 João Pedreira fundou em terras pertencentes à Sesmaria de Biritinga a Fazenda Bebedouro, 9 km distante da atual cidade de Biritinga. Em 1864 já havia um pequeno núcleo que pertencia ao município de Inhambupe, sendo criado distrito pela Lei provincial nº 1.267 de 8 de abril de 1873 com a abertura da estrada real pelo agrimensor provinciano Joaquim Nobre da Silva Basto, ligando Alagoinhas a Monte Santo, a mesma passou a cortar as terras hoje pertencentes ao atual município de Biritinga num lugar denominado Manga, onde havia água em abundância.
Acredita-se que o nome tenha origem devido a neste lugar haver um grande pé de manga, cuja árvore foi transformada em pouso de tropeiros e viajantes. Também acredita-se que "manga" vem do nome dado ao local descampado onde os animais dos tropeiros pastavam. Com o movimento da estrada, para ali foram atraídos os primeiros moradores onde fixaram residência, entre muitos, o casal Manoel Pinho e Maria Pereira, construindo a sua primeira casa comercial.
O povoado de Manga foi oficializado pelo ato estadual de 16 de abril de abril de 1890, mas o distrito de Biritinga foi anexado ao município de Serrinha dois meses depois do ato estadual. Naquele mesmo ano, outro ato de 6 de junho também anexava o distrito a Inhambupe, mas não foi executado. Foi então transferida a sede do distrito para o lugar denominado Manga, com o nome de Biritinga. Em abril de 1891, foi criado o cartório de Paz, sendo o primeiro escrivão Manoel Pereira de Santana e o Juiz de Paz Francisco Pedreira Lobo.
Foram doados pelo Sr. Antonio Martins de Cerqueira muitos metros quadrados de terras para a construção da capela de Nossa Senhora de Belém, cujas primeiras pedras foram postas pelo Sr. Antonio Vicente Mendes Maciel, conhecido pelo nome de Antonio Conselheiro. Em 1919 foi criada a paróquia de Manga e seu primeiro vigário foi Fábio Moreira, ficando assim como distrito de Serrinha muitos anos; em 23 de abril de 1962, Salvador Fabiano de Carvalho, morador e fazendeiro local, lutou junto com a comunidade, passando assim categoria de cidade pela Lei nº 1.684 de 23 de abril de 1962; Diário Oficial de 25 de abril de 1962, com o nome de Biritinga.