Parque Estadual de Canudos, riqueza cultural no Semiárido
O principal conflito do período republicado no Brasil aconteceu na cidade de Canudos-BA entre os anos de 1896 e 1897, a tão conhecida Guerra de Canudos. Atualmente é possível encontrar uma bom acervo histórico-cultural no município de Canudos, que estão presentes no Parque Estadual de Canudos, onde é possível ver muito bem retratado etapas importantes do conflito e também no Memorial Antonio Conselheiro e no Museu Histórico de Canudos.
O Museu foi iniciado pelo comerciante Manoel Alves, popularmente conhecido como Manoel Travessa. A história do seu início foi muito curiosa, pois o Travessa era morador da cidade de Monte Santo-BA e tinha como meio de garantir o sustento da família a pesca, que realizava esporadicamente no açude do Cocorobó. Nessas tantas idas ele encontrava inúmeros objetos abandonados desde a época do conflito.
Anos depois o próprio Manoel escolheu a cidade de Canudos para residir, onde foi bem acolhido e posteriormente se tornou vereador no município e assim deu início a construção do Museu. O museo abriga um rico e valioso acervo de muitas peças desde a época do Arraial de Canudos, que foi fundada pelo peregrinador Antônio Conselheiro, a qual teve uma população de 25.000 pessoas.
Viajar por essa região é adentrar profundamente ao Semiárido, percebendo na paisagem os aspectos da Caatinga que revela os desafios de viver nela.
Editorial Sisaleira Mais desse autor.
O principal e mais importante portal do Semiárido brasileiro. Conectando histórias e pessoas.
Mensagens
Para escrever uma mensagem, entre em sua conta ou CADASTRE-SE. É fácil e rápido.
*As matérias representam a opinião de seus respectivos autores. Para mais informações consulte nossa Política de Privacidade e Termos e Condições.