Preservação da História Brasileira as custas de uma "vaquinha".
O Museu Histórico de Canudos, detentor de mais de 800 peças de um dos maiores e mais importantes conflitos do periodo republicano brasileiro, a Guerra de Canudos, parece ser esquecido das instituições Estaduais e Federais. Os responsáveis, herdeiros direto do seu fundador Manoel Alves e moradores locais fazem \\\\\\\\"vaquinha\\\\\\\\" online para arrecadar fundos que ajude a custear o mantenimento do museu e sonham com a apliação do espaço.
O Museu Histórico de Canudos, que foi inspiração para o museu retratado no filme franco-brasileiro Bacural, premiado internacionalmente e que reproduziu com grande semelhança a fachada e o contexto histórico-simbólico do mesmo. O museu em Canudos até os dias atuais, ainda não possui registro oficial, tem sofrido furtos ao longo dos anos e alguns destes chegam a ser inacreditáveis, como relatado pelo atual coordenador Claudio Henrique Alves Silva, neto do fundador, que diz:
"O museu hoje possui 830 peças, sendo que antes tinha muito mais e por conta de um furto que teve em 2009, por algumas universidades"
Nessa breve entrevista Claudio Henrique nos conta um pouco sobre como está a realidade do museu atualmente:
Quais os desafios para manter o Museu Histórico de Canudos funcionando?
\\\\\\\\"Por ser um museu que não tem nenhum vínculo com o governo, acaba se mantendo com contribuições de visitantes e meu avô tirando do sua aposentadoria\\\\\\\\".
Qual a importancia do museu para a comunidade e vocês que administram?
\\\\\\\\"O museu tem grande importância pois guarda grandes relíquias de sertanejos e militares que lutaram por propósitos diferentes, o sertanejo lutou pela sua independência, tentando se livrar do cabresto, e hoje levamos como exemplo, que o sertanejo ele tem que lutar pelo seu direitos e deveres, que não vai ser uma guerra que vai nos calar e impedir de lutar pela nossa liberdade e igualdade.
O Museu Histórico de Canudos foi fundado em 1982 por Manoel Alves conhecido também como \\\\\\\\"Manoel Travessa\\\\\\\\", no qual o intuito era preserva a história da Guerra de Canudos que foi em 1896 á 1897, Manoel Alves conseguiu construir o museu com ajuda dos moradores da localidade ao qual muito doaram as peças que acharam e também Manoel as comprou para poder fundar o museu, em 2009 o museu teve um furto de alunos de algumas universidades, ao qual levaram grande parte do acervo do museu, hoje Manoel Alves com 81 anos tenta reforma o museu para que possa ter uma segurança maior e ter um espaço mais organizado para os visitantes, pedimos a colaboração de todos para que possamos manter essa história viva!
Por mais que tentem destruir Canudos uma, duas, três, quatros vezes, Canudos vai resistir, porque como disse Euclides da Cunha, o sertanejo é antes de tudo, um Forte. Peço aos que puderem que nos ajudem, segue o Link da Vakinha: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/reforma-do-museu-historico-de-canudos.
Ressaltamos que a comunidade onde vivem os moradores e que atualmente se dedicam a preservar o museu necessitam de apoio, como assistência juridica para regularizar o museu e também investimentos para melhorar sua infraestrutura, permitindo mais conforto para visitantes e um trabalho sério para catalogar e registrar todas as peças que ali possuem (fotografias, utensílios, ferramentas, armas...).
Quanto vale a história brasileira?
Deixamos a pergunta para as diferentes autoridades públicas, sejam elas municipais, estaduais ou federais e também para nossos leitores. O Museu Histórico de Canudos fica situado no município de Canudos-Bahia e faz parte de um conjunto de lugares indicados aos que apreciam o turismo histórico, preechido de relatos fascinantes.
Editorial Sisaleira Mais desse autor.
O principal e mais importante portal do Semiárido brasileiro. Conectando histórias e pessoas.
Mensagens
Para escrever uma mensagem, entre em sua conta ou CADASTRE-SE. É fácil e rápido.
*As matérias representam a opinião de seus respectivos autores. Para mais informações consulte nossa Política de Privacidade e Termos e Condições.