Advogado de Conceição do Coité faz importante trabalho de preservação ambiental

Entre os tantos biomas nacionais, a Caatinga sofre despercebida em meio a devastação da Amazônia e da Mata Atlántica. Sempre vemos muitas notícias do desmatamento de outros ecosistemas brasileiros, mas o bioma da Caatinga também enfrenta uma onda de desmatamento e devastação de sua fauna e flora.
Hoje vemos poucos redutos da Caatinga em que podemos considerar preservado e esses ainda enfrentam o avanço de pastos, queimadas e até a caça ilegal. Por outro lado, temos visto também o aumento da conscientização da população na importância de preservá-lo, confiando nas novas gerações de tomar posturas diferentes frente a esse problema.
Toda essa mudança de consciência é fruto de muito trabalho, de mutas frentes e umas destas é desempenhada pelo Advogado e também fotógrafo Jaelson de Matos Gomes. Nascido na cidade de Conceição do Coité, ele como muitos sertanejos teve sua infância marcada por atividades, entre elas a caça com estilingue (badogue) e no decorrer de seu crescimento foi conhecendo mais da importância de preservarmos o meio ambiente, e com isso tomando consciência encontrou no seu Hobby uma maneira de ajudar a vermos com novos olhares as belezas de nossa região, de nossa Caatinga.
Aqui teremos uma breve entrevista para conhecer um pouco mais desse nordestino que faz diferença, contribuindo com belos registros seja de animais ou de paisagens, ressaltando as belezas de nossa região.
Quem é Jaelson?
Meu nome e Jaelson de Matos Gomes, nasci em 31/12/1983, como todo nordestino minha infância foi marcada como presença varias hobby um deles era caçar aves com estilingues, éramos uma geração bem diferente da atual, como o tempo aprendemos a importância de preservar e defender o meio ambiente, contudo na fase do ginásio nos foi apresentado uma dimensão mais profunda das questo9es ambientais em níveis globais, questões como meio de produção, escassez dos recursos naturais, o processo de desertificação do nosso semiárido, enfim essas discursões fizeram brotar o interesse em mas causas ambientais, notadamente em 2007 fui convidado a fazer parte da criação da OSCIP FLORDACAATINGA, umas das primeiras Ongs no Brasil voltada para a defesa do Bioma Caatinga, nesta senda foi direcionado a ocupar a diretoria de pesquisa, ou recursos eram limitados em um universo infinito de ideias e possibilidade de produzir algo voltado para a divulgação e preservação da fauna e flora da caatinga. ingressei na Faculdade de Direito em 2009. atualmente sou advogado. mais não abandonei o gosto pela causas ambientais.
Quando começou a fotografar? Quais as motivações que te levaram a fazer fotos da região?
Quando comecei a fazer um trabalho de Guia na Serra do Mucambo, um projeto da OSCIP FLORDACAATINGA, tínhamos como publico alvo diversas escolas de toda Região sisaleira, porem fui procurado a fazer um trabalho de Guia para obeservadores/ fotografo de aves, inicialmente fiquei encantado com aquele trabalho, aquele momento comecei a nutrir a ideia de fotografar tudo o que sabai que existia na caatinga, a Em 2011 comecei a fotografar de forma a catalogar aves, através do site wikiaves, em 2016 fiz a aquisição de uma câmera fotográfica compacta super zoom substituindo por uma câmera bem inferior que usava um tipo Tekpicks, em 2017 fiz um investimento de uma câmera profissional lentes tele objetiva, macro, e vi na fotografia a possibilidade de mostrar para todos as infinidade de coisas belas que a Caatinga possui.
Qual a fotografia que você mais gosta, ou que melhor te representa? Por que?
Gosto de fotografar as aves que são endêmicas da caatinga, ou seja aquelas que só existe na caatinga.
Qual mensagem deixaria para as pessoas referente a preservação ambiental e cultural?
Devemos buscar incansavelmente atingir o nível de consciência coletiva sobre a importância da preservação ambiental e cultural, pois há muitas coisas belas em nosso nordeste, ainda possuímos um acervo lindo que necessita de um olhar diferenciado, voltado pela preservação e valoração, esse o único presente que podemos deixar para as futuras gerações.
Editorial Sisaleira Mais desse autor.
O principal e mais importante portal do Semiárido brasileiro. Conectando histórias e pessoas.
Mensagens
Para escrever uma mensagem, entre em sua conta ou CADASTRE-SE. É fácil e rápido.
*As matérias representam a opinião de seus respectivos autores. Para mais informações consulte nossa Política de Privacidade e Termos e Condições.